Futuro Consultoria Financeira  >

  Blog > 

Sonho da casa própria: como planejar suas finanças para realizá-lo

Sonho da casa própria: como planejar suas finanças para realizá-lo

Realizar o sonho da casa própria é um objetivo muito comum entre os brasileiros. Segundo a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) junto com o Datafolha, quase 30% dos investidores do país afirmam que o objetivo dos seus investimentos é comprar um imóvel.
,

Entretanto, adquirir um imóvel requer um aporte significativo e muitas vezes se torna um desafio para quem não tem um planejamento financeiro adequado. 

Por isso, reunimos aqui algumas dicas práticas para te ajudar a alcançar o seu sonho sem se endividar ou prejudicar a sua saúde financeira.

 

1. Defina o valor do imóvel que deseja comprar

Antes de começar a investir, é importante definir qual é o valor do imóvel que você deseja comprar. Isso é fundamental para saber quanto dinheiro será necessário e qual o prazo que terá para juntar essa quantia.

 

2. Faça um planejamento financeiro

Para comprar um imóvel sem prejudicar a sua saúde financeira, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado. 

Anote todos os seus gastos e receitas, identifique onde é possível economizar e crie uma estratégia para poupar dinheiro. É essencial que você estabeleça metas a curto, médio e longo prazo para o seu investimento.

Essa etapa fica muito mais fácil quando você tem a ajuda de um planejador financeiro.

 

3. Considere investir em renda fixa

A renda fixa é uma modalidade de investimento que oferece uma rentabilidade mais previsível e segura. Além disso, é possível encontrar opções com diferentes prazos de resgate e valores iniciais, o que pode se adequar ao seu perfil de investidor e aos prazos estabelecidos no seu planejamento financeiro.

 

4. Pense em investir em renda variável

A renda variável pode ser uma opção para quem deseja ter um rendimento mais expressivo em um prazo mais curto. Mas é preciso ter cuidado e conhecimento sobre o mercado financeiro antes de investir nessa modalidade. 

Se você não tem experiência, é recomendável contar com a ajuda de um especialista. Fale agora com um de nossos planejadores.

 

5. Considere um consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma alternativa para quem deseja adquirir um imóvel, mas não tem pressa em ter as chaves em mãos. Nessa modalidade, é possível pagar prestações mensais que, ao final do período, garantem o valor necessário para a compra do imóvel. 

É importante lembrar que o consórcio não garante a entrega do imóvel no curto prazo.

 

6. Consulte um especialista em planejamento financeiro

Para garantir que você está investindo da melhor forma possível para realizar o seu sonho da casa própria, é importante contar com a ajuda de um especialista em planejamento financeiro. 

A Futuro Consultoria Financeira é especializada em ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos financeiros de forma planejada e consciente. Com o nosso apoio, você pode ter a certeza de estar investindo seu dinheiro da forma correta para alcançar o sonho da casa própria.

Entre em contato com a Futuro e agende uma reunião gratuita.


FuturoCast
No nosso FuturoCast de hoje, vamos falar sobre como administrar essa responsabilidade e tornar essa jornada mais leve...
FuturoCast
Este desejo é certamente compartilhado por muitos: viajar anualmente. Descubra conosco estratégias práticas e conselhos sábios sobre como manter suas finanças em equilíbrio enquanto realiza suas aventuras pelo mundo. ...
FuturoCast
Se você está pronto para quebrar os padrões que o mantêm estagnado e começar a progredir em direção a uma vida mais realizada e bem-sucedida, não perca este episódio transformador do FuturoCast....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma reunião