Futuro Consultoria Financeira  >

  Blog > 

Diversificar os investimentos: o principal segredo para o sucesso financeiro

Diversificar os investimentos: o principal segredo para o sucesso financeiro

Diversificar os investimentos é algo que você com certeza já ouviu falar. Mas, de verdade, você sabe o que é isso? E, se sabe, já entendeu o que deve fazer para realmente ter a segurança que a diversificação traz?

 

Por mais que a diversificação seja uma ideia muito comum para quem já investe faz tempo, sempre existem dúvidas de como ela pode ser.

Mas, mesmo que você já conheça bastante sobre o tema, as dúvidas sempre ocorrem. Afinal, a diversificação dos investimentos não se resume em investir em diversos ativos. É essencial entender as características de cada um deles. 

Como a ideia principal é proteger os seus investimentos dos riscos, você precisa saber diversificar da maneira correta, com informação e revisão constante. Neste texto, a Futuro Consultoria vai explicar como você pode fazer isso.

 

O que é diversificação?

A diversificação de investimentos é a principal forma de minimizar os riscos dos seus investimentos. E isso é comprovado por décadas de estudos científicos, pelas principais universidades do mundo, como você pode ler neste artigo

Como o termo já diz, diversificar os investimentos é alocar os seus recursos em diversos tipos de ativos, com diferentes prazos, rentabilidades e estilos.

Quando falamos em diversificação, aquela velha frase que diz “nunca se deve colocar os ovos em uma única cesta” faz todo o sentido. Isso porque os riscos são distribuídos e a possibilidade de perdas diminui bastante.

Porém, como tudo o que acontece nos ambientes em que as pessoas interagem, há mudanças de cenários que fazem com que, mesmo com a diversificação, você tenha que ter as informações necessárias para manter ou trocar posições.

Em um planejamento financeiro bem estruturado, isso é feito com atenção aos seus prazos, às datas que pretende utilizar os recursos e aos objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Você deve saber que isso é uma atividade complexa. E, para quem não pode perder o tempo do dia a dia do trabalho com as análises detalhadas, existem pessoas preparadas para que isso não seja estressante, nem tome um tempo que você não tem. 

Os planejadores do Futuro são profissionais que desenvolvem, há anos, análises dos cenários econômicos no Brasil e no mundo, e estão prontos para sempre prepararem para você o melhor planejamento possível.

 

E por que você precisa diversificar a sua carteira?

Como já dissemos, a diversificação diminui (e muito) os riscos dos seus investimentos. Quando você deixa a sua carteira atrelada a diversos fatores, as possibilidades de que decisões políticas no mundo ou mesmo a realidade econômica influencie negativamente nos seus investimentos se tornam mais distantes.

E, como você também sabe, os investimentos são como uma gangorra: enquanto um desce, o outro sobe. É por isso que você deve investir em títulos atrelados a diferentes fatores, como inflação, taxa de juros, bolsa de valores, dólar, além de estar atento a novas e promissoras formas de atuação no mercado financeiro.

Com uma carteira diversificada, diante de qualquer cenário, os seus investimentos tendem a se equilibrar. Se um ativo descer, o outro sobe. Isso porque os seus recursos não estarão todos expostos aos mesmos riscos.

Para você ter uma ideia, nos últimos anos, com todas as crises que passamos, como a pandemia de covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, houve setores que se beneficiaram muito, enquanto outros perderam bastante. Isso quer dizer que só ganhou mesmo quem realmente diversificou os investimentos.

 

Qual é a melhor forma de diversificar? 

A melhor diversificação sempre é algo exclusivo. Por isso, esqueça a ideia de que alguém, sem conhecer o seu momento atual, perfil investidor, renda e objetivos financeiros, pode apresentar um modelo de diversificação. 

O primeiro ponto é a clareza do seu perfil de investidor. Quando falamos disso, precisamos saber se você é mais conservador, moderado ou arrojado. Então, aí vai uma pergunta: você sabe em qual desses perfis você se encaixa? Esse conhecimento é essencial para entender qual é a sua tolerância aos riscos e, consequentemente, como diversificar a sua carteira da melhor forma. 

Se você for conservador, por exemplo, sua carteira inicialmente deve estar a maior parte em Renda Fixa (claro, sempre diversificando os fatores atrelados, como falamos anteriormente). Se for arrojado, pode arriscar mais e priorizar a rentabilidade, expondo uma parte maior do seu capital em ativos como os da Renda Variável.

E isso não é definitivo. Afinal, com a segurança de ter as melhores informações, você pode se tornar mais arrojado na medida em que tem bons resultados. Por isso é que você precisa ter alguém de confiança com quem conversar periodicamente.

Tendo o perfil em mente, é importante saber quais são os seus objetivos. Por que você está investindo? Aonde quer chegar com os seus investimentos? Quais são os seus maiores sonhos? Com essas respostas, será muito mais fácil cumprir as suas metas financeiras, como investir certa quantia mensal com regularidade.

Se você não tem certeza de qual é o seu perfil ou quais são os seus objetivos, tire suas dúvidas de forma gratuita com um de nossos planejadores.

 

A importância de saber o seu perfil e os objetivos

Quando você tem acesso às melhores informações e escolhe ativos diversificados e alinhados ao seu perfil e aos seus objetivos, pode ter certeza: a longo prazo, você terá resultados de sucesso.

Mas ainda tem outro ponto importante: os prazos dos investimentos. A escolha de um investimento que vence em 1 ano ou em 10 anos depende do que você quer fazer com aquele dinheiro.

Se o seu objetivo é a compra de um carro durante o próximo ano, por exemplo, deve priorizar os ativos com a melhor rentabilidade e com vencimento até essa data. Mesmo assim, precisa entender que o modelo do carro pode variar, de acordo com o sucesso de curto prazo das suas escolhas.

Se você também quer comprar a sua casa própria em 20 anos, por exemplo, terá mais flexibilidade de escolher títulos com o vencimento maior e, consequentemente, com rentabilidades mais atrativas.

Por isso, é importante entender que ter investimentos com prazos diferentes também é parte do processo de diversificação da sua carteira.

 

Saiba qual é a melhor opção para você

Tendo clareza do seu perfil de investimento, momento atual e objetivos financeiros, é hora de escolher os melhores investimentos para você.

E isso funciona como um cardápio, pois existem diversas opções disponíveis. Mas nem todas vão satisfazer: depende da sua vontade, da sua renda e do seu momento de vida. O que vale saber, é claro, é que algumas opções que parecem atrativas podem guardar surpresas desagradáveis. E, por isso, mais uma vez, você precisa de percepções e análises profissionais.

Afinal, as informações sobre investimentos vêm de diversas fontes, inclusive “aquelas” oportunidades imperdíveis no grupo do WhatsApp. Porém, você deve ter muito foco: com um bom planejamento financeiro em mãos, vai ser mais fácil saber o que faz sentido para você. 

E é por isso que a Futuro Consultoria existe. Para fazer com que você tenha a tranquilidade de ter um planejamento correto, de acordo com o seu perfil e objetivos, para que você possa alcançar os seus sonhos da melhor forma. E, claro, sem sustos!

Vamos conversar sobre isso? Agende agora uma reunião gratuita com um de nossos planejadores financeiros.

Além disso, envie este texto para as pessoas que você sabe que precisa desses conhecimentos também.

 


Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é um tema que muitas vezes é cercado por diversos mitos e mal-entendidos. Para esclarecer essas dúvidas, vamos explorar alguns dos conceitos mais comuns e determinar o que é mito e o que é verdade quando se...
Planejamento Financeiro
Olá, Planejador! Temos um conteúdo incrível para compartilhar com você. Nosso sócio fundador, CFP Igor Menezes, recentemente contribuiu com um artigo no Jornal Valor Econômico, abordando estratégias práticas para conter gastos em tempos de custo de vida elevado. Acompanhe este conteúdo...
Notícias FUTURO
No Brasil, o sistema tributário é complexo e pode representar uma parcela significativa dos gastos financeiros de uma pessoa. No entanto, com um planejamento financeiro inteligente, é possível reduzir essa carga tributária. Neste artigo, vamos explorar como o planejamento financeiro...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma reunião