Consultor financeiro, uma das profissões em alta para 2022

Instituições e pessoas precisam de ajuda no controle da receita e dos gastos para atingir objetivos, por esse motivo contratam um consultor financeiro. O profissional tem preparo para criar estratégias, elaborar planejamento e aconselhar clientes sobre como aplicar o dinheiro.

Nos Estados Unidos, a profissão de consultor financeiro já é consolidada e existe há mais de 30 anos. No Brasil, no entanto, a carreira ainda está dando os primeiros passos. Entre as principais atividades de um consultor financeiro, vale destacar o seu papel de guia na realização de investimentos.

O que faz um consultor financeiro?

O consultor financeiro, também conhecido como planejador financeiro, possui conhecimentos em vários campos da área de finanças. Assim, ele usa sua bagagem para ajudar o cliente a melhorar a administração do dinheiro e fazer investimentos de forma estratégica.

Além de dar orientações sobre investimentos, o consultor financeiro ensina como cuidar do patrimônio e ajuda o cliente a planejar seu orçamento para o futuro, ou seja, com o objetivo de ter uma boa aposentadoria.

No seu dia a dia de trabalho, o consultor financeiro precisa dominar os seguintes temas:

O consultor ajuda seu cliente a controlar receitas e despesas, mostrando de forma clara para onde está indo o dinheiro e os principais motivos para não conseguir poupar. É um serviço muito necessário no caso de empresas e famílias que acumularam dívidas e desejam quitá-las o mais rápido possível.